Foi apresentado na manhã desta segunda-feira (12/08), para os gestores de Ensino (diretores e vice-diretores), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD. Com a intenção de proporcionar um ensino de excelência em todo o município, o programa foi aderido pela Prefeitura Municipal de Itanhém, por meio da Secretaria de Educação, sendo realizado pela Polícia Militar da Bahia, da 44ª CIPM.

Recebendo o convênio das mãos do Major Edmar Ivo Leão comandante da 44ª CPIM, a Prefeita Zulma Pinheiro aderiu oficialmente o projeto que será executado em algumas escolas da rede pública de ensino do município.

O evento de apresentação e adesão ao programa também contou com a presença do Secretário de Educação, Álvaro Pinheiro, da Assessora Jurídica da Secretaria de Educação, Emilly Vital, do Presidente do Legislativo, o vereador Sasdelli Resende, além do Soldado PM Rogério que administrará e aplicará o conteúdo do programa no município.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escola e Família, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O Proerd no município de Itanhém será ofertado em 3 modalidades, envolvendo alunos da Educação Infantil,  5º ano e 7º ano, que somam cerca de 609 estudantes.  Durante a apresentação diretores e vice-diretores presentes puderam tirar suas dúvidas, bem como demonstraram muita satisfação pelo objetivo proposto pelo programa.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que oferece uma variedade de atividades interativas em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona. Além da sua presença física em sala de aula como educador social, o policial militar propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o tripé: Polícia Militar, Escola e Família.

O programa busca evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso de entorpecentes, trabalhando temas como drogas e violência na sociedade e questões como autoconhecimento, autocontrole  e tomada de decisão responsável.

Segundo o Secretário de Educação, Álvaro Pinheiro, o programa vem somar com todas as ações que a secretaria desenvolve para aprimorar a educação nos quatro cantos do município.

A Prefeita Zulma Pinheiro se demonstrou muito satisfeita pela adesão ao programa, ação que vem ao encontro da realidade social na qual nossas crianças e adolescentes estão inseridas. “Estamos demonstrando responsabilidade no papel de educar, contribuindo para a formação do cidadão consciente e de bem”, disse.  Ao final da sua fala ressaltou que a educação é a base de todas as transformações e é através dela que podemos mudar as estatísticas a cerca da violência e do uso de drogas.

As ações do programa são divididas em dez aulas por turma, durante três meses. Ao final do curso, os alunos que concluem a formação recebem um certificado de participação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here