A Prefeitura de Itanhém, através da Secretaria Municipal de Saúde conseguiu disponibilizar para o município em parceria com o Governo do Estado da Bahia, a Carreta de Mamografia para rastreamento do câncer de mama.

A veículo ficará estacionado na Praça Castro Alves (Praça da Prefeitura), entre os dias 28 de agosto até 10 de setembro. Serão distribuídas 150 senhas por dia para atendimentos das 07h da manhã às 18h da noite.

O público alvo é principalmente as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Elas devem procurar a Unidade de Saúde Básica (ESF) mais próxima de sua casa, seu Agente Comunitário de Saúde ou a Secretaria Municipal de Saúde para maiores esclarecimentos.

Para realizar o exame são necessários o documento de identificação com foto (Carteira de Identidade -RG), Cartão do SUS atualizado e comprovante de residência.

É importante que as Mulheres façam a mamografia, porque o câncer de mama é uma das doenças com maior índice de mortalidade entre as mulheres. Por isso, a prevenção é importantíssima. E a mamografia é o principal exame para detectar essa doença.

Segundo da Secretária de Saúde, Renilda Sousa, a Carreta da Mamografia vem para integrar o forte trabalho de prevenção que já vem sendo realizado em Itanhém.

“Sabemos que o câncer é uma doença silenciosa, e no caso do câncer de mama, a chance de cura quando há um diagnóstico precoce ultrapassa 90%. Nosso objetivo é justamente de incentivar todas as mulheres a se cuidarem mais, impactando diretamente na qualidade de vida e longevidade”, disse a secretária.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here