A Prefeitura de Itanhém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde destinou para todas as Unidades de Saúde (ESF) e para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO do município, aparelhos de Raio X e Ultrassom Odontológicos.
Além desses equipamentos, algumas Unidades de Saúde receberam aparelhos de fotopolimerizadores e amalgamador, bem como uma cadeira Odontológica, televisores e computadores.


Agora todas as Unidades de Saúde estarão equipadas com esses modernos equipamentos, fruto do empenho da Prefeita Zulma Pinheiro e da Secretária Renilda Pereira, que visam melhorar as instalações e otimizar cada vez mais os equipamentos dos consultórios odontológicos das unidades.
A coordenadora da Saúde Bucal e gerente do CEO, Dra. Maricelle São Leão, disse que é a primeira vez na história que todas as Unidades serão equipadas com este tipo de aparelho, e será um grande avanço na Saúde Bucal, já que os diagnósticos poderão ser feitos de forma mais rápida.


A qualidade de um atendimento odontológico depende, entre outras coisas, da excelência dos equipamentos utilizados. Portanto, todos os investimentos que a Administração faz nesse sentido refletem diretamente na qualidade do serviço prestado e na saúde do nosso paciente.

De acordo com a prefeita Zulma, “é um avanço enorme, pois todas as 08 UBS da cidade receberam os equipamentos e em breve já estarão funcionando”, afirmou. Ainda segundo ela, “cada vez mais, estamos trabalhando para levar mais qualidade dos serviços ofertados na Atenção Básica de Saúde.
A coordenadora da Saúde Bucal e gerente do CEO, Dra. Maricelle São Leão, informou ao TV Itanhém que o Técnico de equipamentos Odontológicos irá vir para fazer as instalações dos aparelhos, e que, dentro de alguns dias tudo estará funcionando dentro da normalidade.


A radiografia periapical ou RX é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), assim como as estruturas anatómicas vizinhas, ou seja, que estão ao redor dos dentes.
O exame está indicado para avaliação de tratamentos, auxilio do diagnóstico e definição do plano de tratamento de diversas patologias ou doenças orais, como:
Diagnóstico de cárie dentária; Controle endodôntico (tratamento de canal ou desvitalização de dentes); Detecção de lesões periapicais (ao redor da raiz dos dentes); Diagnóstico de problemas nas coroas, raízes e osso alveolar; Avaliações de perdas ósseas; Visualização de obturações (materiais de restauração de dentes); Diagnósticos de quistos (ou cistos), presença de corpos estranhos, etc/ Presença de implantes dentários; Auxílio no diagnóstico de trauma oclusal.


O aparelho de Ultrassom Odontológico é para realizar raspagem e alisamento dental, que como o nome já sugere, podem ser definidos como sendo o procedimento no qual o dentista raspa a superfície do dente, principalmente perto da gengiva, removendo qualquer substância, resíduos alimentares ou placa bacteriana que possam causar problema ou comprometer a saúde bucal, como tártaro por exemplo. O ultrassom veio como uma evolução das curetas e trabalha de forma mais silenciosa, rápida e com maior conforto para o paciente. Joga jatos de água juntamente com a ação do ultrassom minimizando os danos provocados ao dente. O ultrassom emite na ponta que entra em contato com o dente, uma vibração ultrassônica, que como consequência destaca toda a placa ou tártaro que reside nos dentes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here