A Prefeitura de Itanhém, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais de mutirão para diagnósticos e tratamento do Glaucoma. O Mutirão aconteceu nesta quinta-feira (25/04), a partir das 7:00 h, na Casa da Cultura e superou  todas as expectativas. Com o espaço repleto de centenas de pessoas, foram realizados mais de 230 atendimentos.

Os pacientes foram informados do mutirão através das Unidades de Saúde de todo o município, onde a equipe das unidades, especialmente Enfermeiras e Agentes de Saúde realizaram ações informativas e de conscientização sobre a doença. Tudo no intuito de se obter a presença e participação em massa de todos. Além dos moradores da sede, o mutirão contou com pacientes oriundos dos distritos de Batinga, Santa Rita do Planalto, Vila Resende e Ibirajá.

Durante o mutirão foram realizados a consulta, exames de medição da pressão dos olhos e dispensação de colírio.

Na consulta com o médico Oftalmologista, Dr. Armênio Santos, foi realizado o exame de fundoscopia (exame do fundo do olho), se caso os pacientes fossem diagnosticados com o glaucoma ou que já o possuíssem, os mesmos recebiam gratuitamente o colírio para dar início ao tratamento.

Os atendimentos também contaram com a participação de duas enfermeiras e do farmacêutico que realizava a entrega dos colírios. Bem como também, dos agentes de saúde locais, responsáveis pelo preenchimento das fichas dos pacientes e aplicação do colírio.

A Prefeita Zulma Pinheiro, juntamente com a Secretária de Saúde, Renilda Sousa, acompanharam de perto os atendimentos, em tempo puderam conversar com algumas pessoas que estavam sendo atendidas, e com o médico responsável pela realização dos exames.

Segundo a Secretária de Saúde, Renilda Sousa, o objetivo desta ação é de efetuar exames pontuais em pessoas do município e encaminhá-los, caso haja o diagnóstico de algum problema, para o tratamento adequado e direcionado do seu problema de visão. Em tempo, agradeceu a Prefeita Zulma por sua dedicação na busca de ações que visem à melhoria da saúde básica do nosso município. Relembrou também que, em breve, acontecerá mais um mutirão, provavelmente no final do mês de maio.

A Prefeita Zulma Pinheiro, destacou que o mutirão é muito importante, pois possibilita o diagnóstico precoce do glaucoma, podendo oferecer ao paciente o tratamento adequado da doença.

“Foi gratificante ver a alegria da população durante o atendimento. Parabéns a todos os profissionais de saúde responsáveis pela realização dessa ação”, finalizou a prefeita.

O Mutirão do Glaucoma é um programa do Governo Federal em parceria com Estado e o Município. O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo, contudo uma relação direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intra-ocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here