Em 2020, o IBGE vai realizar o Censo Demográfico: um grande retrato da população brasileira e das suas características econômicas. Retrato extenso e profundo, que fornecerá informações para o planejamento público e privado da próxima década.

O Censo 2020 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. A população brasileira é parte essencial desse trabalho. Por isso, o IBGE estabelece com cada comunidade local um importante canal de diálogo e cooperação, através da Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC).

No último dia 08 de novembro de 2019, aconteceu a primeira REPAC no município de Itanhém. A reunião contou com representantes do IBGE além de diversas entidades e lideranças locais, todos empenhados e comprometidos, reconhecendo a importância da operação censitária, dando transparência e agregando esforços para facilitar o Censo: fornecendo subsídios para atualização do mapeamento local, além de parcerias na divulgação do Processo Seletivo, auxílio para montagem do posto de coleta e apoio logístico para uma perfeita cobertura do território municipal.Com relação ao Processo Seletivo para o Censo Demográfico 2020, a expectativa é de 20 vagas no município de Itanhém, sendo 17 delas para o cargo de Recenseador, 02 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS) e 01 vaga para Agente Censitário Municipal (ACM). Os editais devem ser publicados no mês de fevereiro e as provas estão previstas para o mês de maio de 2020.Com o trabalho das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo, a sociedade local participa da construção do conhecimento sobre si mesma e sobre suas características.

Colaborar com o Censo é um exercício de cidadania.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here