A Prefeitura de Itanhém, através Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia realizará na próxima terça-feira, dia 26/11, mais um Mutirão de Glaucoma.

A ação conta com atendimentos gratuitos para o diagnóstico e tratamento da doença. São realizados exames de medição da pressão ocular e avaliação do fundo de olho.

O Mutirão de Glaucoma acontecerá na Casa da Cultura, a partir das 7 horas da manhã.

Se você tem acima de 40 anos e históricos de glaucoma na família, pressão ocular elevada, hipertensão e diabetes, procure uma Unidade Básica de Saúde (ESF) mais próxima da sua residência e se cadastre.

Os documentos necessários para o agendamento são: Xerox do RG, do Cartão do SUS e do Comprovante de Residência.O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo, contudo, uma relação direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões.

Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here