Na manhã desta terça-feira (10/12), a partir das 9:30 da manhã aconteceu mais uma cerimônia de formatura do PROERD-Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Dessa vez o evento aconteceu no distrito de Batinga, no Colégio Alves de Macedo e reuniu alunos, pais, profissionais da unidade e diversas autoridades.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escola e Família, no sentido de evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso de entorpecentes, trabalhando temas como drogas e violência na sociedade e questões como autoconhecimento, autocontrole e tomada de decisão responsável. 

A Prefeitura Municipal de Itanhém, por meio da Secretaria de Educação fez questão de aderir ao programa com a intenção de proporcionar um ensino de excelência. O programa que é realizado pela Polícia Militar da Bahia, da 44ª CIPM, foi ofertado no município em 3 modalidades, tendo a duração de 3 e contou com o envolvimento de alunos da Educação Infantil (2º ano), 5º ano e 7º ano, que somam cerca de 609 estudantes da sede e distritos. As ações do programa foram conduzidas pelo Soldado PM Rogério Sousa Santos e pela Soldado PM Priscila Alves Santos Arruda.No distrito de Batinga o programa atendeu as 3 modalidades com um total de 40 alunos da Escola Eulinda Gavazza e Colégio Alves de Macedo. A entrega dos certificados de participação do programa Proerd contou com a presença da Prefeita Zulma Pinheiro, do Coordenador Setorial do PROERD, o Capitão PM Dorgival Cerqueira Lima, o Cabo PM Jean Reis, a coordenadora do Fundamental Séries Iniciais Nildes Pires, da Nutricionista da Rede Pública de Ensino Mabel Lisboa, do Diretor do colégio Alves de Macedo Cláudio Peçanha, da Diretora da Escola Eulinda Gavazza Millene Ferraz, bem como dos professores das unidades, pais e alunos.A solenidade de formatura foi conduzida pelo instrutor do programa, o Soldado PM Rogério Sousa Santos. Além da entrega dos certificados, o momento contou com a premiação de alunos vencedores do concurso “melhor desenho e redação Proerd”, com entrega de 3 bicicletas e brindes do mascote do programa, o leão Léo Dare.Em tempo, os diretores das unidades contempladas pelo programa, Cláudio Peçanha e Milene Ferraz receberam um certificado de “Amigos do Proerd”, como forma de agradecimento pela contribuição no desenvolvimento do programa.

O evento ainda contou com o juramento, em que os alunos assumem o compromisso de dizer não às drogas e à violência. Por fim, foi realizado um momento de muita alegria e animação ao som da “canção proerd”, seguindo os movimentos executados pelo instrutor o Soldado PM Rogério Sousa, acompanhado do Capitão Dorgival Cerqueira.A Prefeita Zulma Pinheiro se demonstrou muito satisfeita pela execução do programa em Batinga e em município. “Estamos demonstrando responsabilidade no papel de educar, contribuindo para a formação do cidadão consciente e de bem”, disse.

Ao final da sua fala, a prefeita parabenizou as crianças que foram formadas no Proerd, bem como o instrutor Rogério e toda equipe das unidades escolares que não mediram esforços durante a execução do programa.O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas por dois policiais militares fardados, que oferecem uma variedade de atividades interativas em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona. Além da sua presença física em sala de aula como educador social, o policial militar propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o tripé: Polícia Militar, Escola e Família.

A excelência do programa PROERD em Itanhém só aconteceu por meio do engajamento e compromisso firmado pela gestão pública municipal. Por entender a importância do programa, a Prefeita Zulma Pinheiro procurou fornecer todo o apoio possível aos instrutores do programa, para que assim tivessem sucesso nas suas intervenções dentro ambiente escolar.  Para as premiações a prefeitura fez a doação de 12 bicicletas e demais brindes, bem como de 609 blusas estampadas com o slogan do programa no total.

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here