A manhã desta sexta-feira (26/04) foi envolvida pelos mais belos sentimentos. Buscando promover a Paz, centenas de pessoas participaram da “Caminhada Pela Paz”, realizada pelo Mov Paz com o apoio da Prefeitura Municipal.

O evento do Mov Paz Itanhém não tem caráter religioso, político, sindical ou de protesto. Buscam todas as parcerias, para juntos implantarem uma cultura de Paz e, não violência no município.

O movimento está na sua quarta edição, e nesse ano propôs ações diferentes dos anos anteriores. Como o envolvimento das escolas, por meio da “Semana da Paz”, onde foram trabalhados o tema dentro do espaço escolar. Por fim, foi realizada a Caminhada no intuito de celebrar o Dia Municipal da Paz, instituído através da criação do Projeto de Lei 177/16.

A concentração aconteceu por volta das 8:30h, em frente ao Colégio Municipal São Bernardo. A Caminhada passou pelas principais ruas da cidade, e contou com um mini trio elétrico que fez a animação, juntamente com a Banda Marcial do Colégio São Bernardo – Sistema CPM.

O destino final foi na Praça Castro Alves, onde autoridades e representantes de entidades explanaram sobre a importância do movimento, em seguida, houve uma apresentação realizada pela Escola Marechal Costa e Silva, e por fim aconteceu um show musical com Ronda Sena.

Além da comunidade em geral, alunos, coordenadores e professores de várias escolas, o evento contou com a presença da prefeita Zulma Pinheiro, do vice-prefeito André Lisboa, da secretária de Saúde Renilda chapéu, do secretário de Desenvolvimento Econômico Omar Marins, da secretária de Desenvolvimento Social Lúcia Reis, do vereador Audrey Correia, pastores de várias igrejas, entre eles o da Igreja Metodista Wesleyana João Batista, do comandante do 2º Pelotão de Itanhém Jean Reis e uma guarnição da PM, além de representantes de outras entidades.

Durante sua fala, a Prefeita Zulma Pinheiro parabenizou todos os envolvidos na realização dessa importante e necessária ação, e espera, que as próximas edições sejam ainda melhor.

“Parabéns a toda equipe do Mov Paz Itanhém e Secretaria de Educação pelo excelente trabalho, enfim, a todos os envolvidos que ajudaram direta ou indiretamente para que esse evento acontecesse”, disse a Prefeita Zulma Pinheiro.

O evento na sede surpreendeu a todos pelo grande número de participantes, e surpreendeu mais ainda por ter se expandido também nas vilas e nos distritos do município. As escolas e moradores de Ibirajá, Salomão e Santa Rita do Planalto deram um show de participação.

Não faltou criatividade em suas ações, com cartazes, faixas, coreografias, teatros, jograis, apresentações musicais, com direito até de música de autoria local sobre o a paz. Tanto na sede quanto nos distritos e vilas, foi tudo feito com muito carinho e dedicação no sentido de contribuir com essa belíssima ação de pacificação, que visa a construção da paz em nossos corações e em nossas vidas.

Ibirajá
Salomão

Na sede houve a participação das Escolas Municipais Nova Brasília, Marechal Costa e Silva e Colégio São Bernardo, com os alunos dos dois turnos, inclusive os da modalidade EJA- Educação de Jovens e Adultos. Bem como da Polícia Militar, Projeto Resgate, Apae, Grupo Capoeira Liberdade, equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde e outras entidades.

Em Ibirajá participaram o Colégio Eduprocames e as escolas primárias Sady e Penha e João Farias Pires. Já em Salomão a Escola João Lopes de Ângelo e em Santa Rita do Planalto a Escola Dolírio Rodrigues dos Santos e comunidades locais.

Santa Rita do Planalto

De acordo com a coordenadora do Mov Paz, Aracy Scalzer, o evento foi surpreendente pelo grande apoio da comunidade, superando assim todas as expectativas.  Ela fez um agradecimento especial à administração municipal em nome da prefeita Zulma Pinheiro, a toda equipe do Mov PAz e a todos os presentes que abrilhantaram o evento e deram total apoio.

Ao saber da iniciativa de participação em Salomão, Ibirajá e Santa Rita, Aracy Scalzer ficou muito feliz e parabenizou todos, pois é de suma importância que  todos defendam a bandeira da Paz.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here