Fortalecer, ampliar e consolidar as diversas maneiras de fazer agricultura, expandir o número de hortas no meio urbano e incentivar a produção de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos. Esses são alguns dos objetivos principais do projeto Hortas Comunitárias, programa criado pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Prefeitura de Itanhém.

O programa Hortas Comunitárias desenvolve e incentiva as melhores práticas para produção agroecológica de hortaliças, verduras, visando a Inclusão social, fortalecimento de renda e segurança alimentar para famílias em vulnerabilidade social.

As hortas estão localizadas na área da secretaria de agropecuária e atualmente atende certa de 10 famílias do Bairro Monte Santo, um dos bairros com maior vulnerabilidade social do município. Na localidade são produzidas diversas variedades, como couve, alface, cheiro verde, mandioca, abobora, berinjela, jiló, entre outras.

Todos os materiais de uso são fornecidos pela Prefeitura e os produtos cultivados são divididos entre as famílias participantes para o consumo, bem como na comercialização na feira livre da cidade.

A secretaria de Agricultura desenvolve também o apoio, incentivo e o assessoramento para os moradores que desejam aproveitar os seus quintais e espaços vagos para a instalação das hortas urbanas. Para maiores informações, procure a secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Itanhém.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here