Com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e promover a aproximação entre os pais e a comunidade escolar, a Secretaria de Educação instituiu no calendário letivo, o “Dia da Família na Escola”, em que as escolas municipais realizam um dia letivo envolvendo as respectivas famílias.

No último sábado (18/05), as Escolas Municipais Marechal Costa e Silva, Nova Brasília, Alves de Macedo em Batinga e Dolírio Rodrigues dos Santos em Santa Rita do Planalto realizaram o ‘Dia da Família na Escola’. Na oportunidade, os pais/mães/responsáveis foram convidados a participar de algumas atividades no ambiente escolar; isso, com o propósito de apresentar às famílias os projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas.

Foram realizadas apresentações artísticas (teatro, música e dança), brincadeiras, leitura, workshop e palestras proporcionando momentos de reflexão, além da exposição de materiais confeccionados pelos alunos (painéis, cartazes, entre outros). Ao final, houve um momento de confraternização com distribuição de um delicioso lanche e sorteio de brindes.

A programação foi organizada pelos profissionais, diretores, professores, alunos e toda equipe escolar. A ideia do projeto é abrir a escola para receber pais ou responsáveis e confraternizar, com a finalidade de que essas pessoas conheçam o ambiente e a estrutura de cada unidade, entendendo o papel da escola na formação dos filhos.

Atividades da mesma natureza serão desenvolvidas, nos próximos dias, em diversas escolas na sede e nos distritos. Algumas dessas atividades contaram com a presença da Coordenadora dos Anos Iniciais, Nildes Pires.

 

O secretário de Educação, Álvaro Pinheiro, ressalta que o objetivo da atividade é trazer as famílias pra dentro da escola, construindo uma aproximação muito proveitosa entre pais, servidores, professores e toda equipe diretiva da escola.

“A escola e a família devem sempre, estar em diálogo, a fim de potencializar o aprendizado. Isso, por meio da afetividade e do conhecimento da realidade do aluno, isso que se torna possível pela inserção da instituição familiar no contexto escolar”, relatou o Secretário.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here