Na manhã desta terça-feira (18/06), a Prefeita Zulma Pinheiro juntamente com a equipe do Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura, Vereadores, Representante da Embasa, Secretários e demais funcionários, receberam as mudas para o projeto de arborização urbana criado pelo Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo com o apoio da Prefeitura Municipal de Itanhém.

Após o recebimento das mudas, todos se deslocaram para algumas das ruas contempladas pelo projeto onde acompanharam o plantio das mesmas. Nesse primeiro momento, foram feitas a rua do Centro Municipal de Educação Infantil, Escola Marechal Costa e Silva e Colégio São Bernardo – Sistema CPM, havendo a participação dos alunos e equipe da unidade no processo de plantio.

Para a realização deste projeto, que tem caráter de pesquisa e plano de ação, foi necessária uma ordem cronológica nas etapas de construção a serem aplicadas. Para implementação foram compradas 200 grades e 200 mudas, entre elas, árvores do tipo ipê, quaresmeira e acácia.

 

A árvores estão sendo plantadas nas Ruas: Alvorada, Nossa Senhora de Lourdes, 2 de Julho, Rubens Davi, José Henrique até a Avenida Sady Teixeira, José Resende Sobrinho, Nova Venécia, Belo Horizonte, Padre Roma, Elvito Quaresma, Tv. Nova América e Rua Tiradentes. Destaca-se que as últimas 4 ruas serão abrangidas pelo projeto na área que diz respeito ao redor do campo de futebol.

A manutenção e preservação das mudas plantadas ficará sob responsabilidade do corpo técnico da Secretaria de Obras e Infraestrutura. Porém, essa parceria com as escolas promoverá uma ação de educação ambiental, que incentive os alunos a cuidarem das árvores, bem como os moradores locais poderão adotar uma árvore, se colocando à disposição no cuidado da mesma. O projeto também conta com o apoio da Polícia Militar no sentido de evitar degradação e vandalismo das mudas plantadas.

O projeto foi elaborado com o intuito de buscar por meio da arborização uma cidade mais sustentável, na qual fomentará a reflexão da sociedade acerca do cuidado e atenção necessária aos recursos naturais, tais como pássaros e árvores.

O projeto além de ornamentar a cidade, sendo uma atração turística, busca reduzir os níveis de poluição no ar, melhorar o clima local, aumentar a umidade do ar e oferecer abrigo e alimento às diversas espécies de aves regionais.

Antes do lançamento oficial do projeto, o mesmo foi apresentado aos comerciantes e moradores que residem nas ruas e avenidas que serão contempladas com o plantio das árvores. O objetivo foi realizar uma pesquisa de opinião pública, trazendo mais legitimidade ao projeto, uma vez que atende, de fato, a demanda da população.

Em vídeo, moradores e comerciantes receberam muito bem a proposta de arborização. Com entrevistas direcionadas aos cidadãos sobre as práticas sustentáveis, foi visado a captação de informações concretas e reais que possibilitaram o melhor alcance dos resultados almejados, bem como a satisfação da população.

O lançamento oficial do projeto aconteceu no dia 23/05 (quinta-feira), às 19 horas no auditório da Casa da Cultura.

O evento de apresentação do projeto contou com a presença do Vice-prefeito André Lisboa, do Secretário de Educação Álvaro Pinheiro, do Secretário de Desenvolvimento Econômico Omar Martins, da Secretária de Saúde Renilda Sousa, dos vereadores Valdemar Oliveira e Audrey Correia, de Júlio Cândido e Francisco Rodrigues representando a Secretaria de Obras e Infraestrutura, da responsável pelo INCRA Marfisa Antunes,  do Controlador Interno Miguel Martins, além do Secretário de Turismo e Meio Ambiente Ivan Curvelo e da professora Vanusia Correia, que apresentaram o projeto e demais pessoas da comunidade.

De acordo com o secretário Ivan Curvelo, a intenção é investir na arborização pública e criar a cultura do cuidado com o meio ambiente. Além disso, o secretário ressalta a importância dos moradores fazerem sua parte. Em tempo, agradeceu todo o apoio recebido da Prefeita Zulma Pinheiro, que incentivou a implantação desse projeto, pois oferece conforto térmico, sombra e estética para a cidade.

Por fim, o Secretário Ivan Curvelo ressaltou que o desenvolvimento do projeto dependerá de uma colaboração de mão dupla, pois, para que se alcance os objetivos almejados é indispensável a colaboração da sociedade. Colaboração essa, que pode ser exemplificado ao combate do desmatamento ou no combate a indivíduos que possam querer prejudicar as mudas plantadas.

O vice-presidente do Legislativo, Audrey Correia, durante a apresentação do projeto destacou a importância dessa ação que traz benefícios para toda a população e parabenizou todos os envolvidos.

“Quero parabenizar a todos que estão envolvidos no projeto, todas as secretarias e a gestão como um todo, cada um dando a sua contribuição para que esse projeto seja efetivado. As qualidades e benefícios desse projeto são inquestionáveis, como por exemplo a diminuição da sensação térmica. Essa ação era cobrada por diversas vezes pelos moradores, sendo de fato uma necessidade da população, que precisa de uma cidade mais verde e com um clima mais agradável“, finalizou ele.

 

 

Durante o evento os alunos do Colégio Municipal São Bernardo – Sistema CPM realizaram uma apresentação musical da canção “Como Era Verde o Meu Vale”, do músico local Jaiel (Bode Mé).

A Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Itanhém tem tomado diversas medidas a fim de coibir os avanços da degradação ao meio ambiente. Sendo assim, além desse projeto de arborização, podemos citar outras medidas, como: fiscalização ativa, palestras, distribuição de placas de conscientização ambiental, distribuição de panfletos, capacitação dos membros do Departamento do Meio ambiente, entre outros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here