Nesta segunda-feira (05/08), a Secretaria de Educação de Itanhém realizou uma capacitação do Projeto de Educação Empreendedora com os professores e coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais Marechal Costa e Silva e Simplício Binas.

O JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) é um projeto dentro do programa Cidade Empreendedora, uma parceria firmada entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Itanhém, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação.

O projeto de educação empreendedora tem como objetivo fazer com que os alunos do segmento anos iniciais, 1º ao 5º ano, experimentem o empreendedorismo na instituição escolar, desenvolvendo suas habilidades, comportamentos e atitudes, e utilize-as para a sua vida (pessoal e profissional) atual e futura. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A capacitação aconteceu durante todo o dia e proporcionou aos professores excelentes materiais didáticos e uma profunda e saudável reflexão sobre o seu importante fazer docente, no estímulo à prática de empreender.

Todo o momento foi conduzido de forma dinâmica pelas multiplicadoras do projeto Jucelma Miranda, Nildes Pires e Eliane Serra. O momento também contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Omar Martins.

O projeto conta com mais capacitações, onde os professores serão agentes multiplicadores e protagonistas, pois são eles que deverão repassar os conteúdos para os alunos.

O JEPP conta com uma proposta pedagógica específica para cada ano do ensino fundamental:

1º ano: O mundo das ervas aromáticas

2º ano: Temperos naturais

3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos

4º ano: Locadora de produtos

5º ano: Sabores e cores

Após o trabalho em sala de aula, a culminância do projeto será a realização de uma Feira para amostra dos produtos realizados pelos alunos. No evento, os estudantes são estimulados a criar seu próprio negócio envolvendo sustentabilidade e conhecendo, na prática, aspectos da gestão e das finanças de uma micro e pequena empresa.

O Secretário de Educação Álvaro Pinheiro ressaltou que a Educação Empreendedora aplicada tão cedo nas escolas, fará uma grande diferença no futuro de Itanhém, proporcionando desde cedo que nossas crianças e adolescentes desenvolvam comportamentos empreendedores.

No término da capacitação, durante a avaliação, os participantes elogiaram o encontro e a proposta desenvolvida, sendo de forma dinâmica, interativa e organizada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here